JOVEMTUDO Cabo Verde
produtora da grande infância
Get Started

Obra de Cheila Delgado conquista leitores no Instituto Federal da Paraíba (Brasil)

Posted On sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

O livro "Poetisa não, por favor", da autora cabo-verdiana Cheila Delgado foi uma das obras selecionadas para leitura em uma das turmas do Instituto Federal – Paraíba, no Brasil, e uma das leitoras partilhou este comentário:
"O poema 'Pena', do livro "Poetisa não, por favor" da Cheila Delgado me tocou profundamente porque me vi nele. Senti que suas palavras falavam diretamente sobre mim—sobre essa poeta secreta que se revela apenas na calado da noite, que se anula, que sente um amor impossível e silenciado, mas que encontra na escrita uma forma de existir.

Poetisa não, por favor_Cheila Delgado



O que mais me chamou atenção foi a maneira como a autora trabalha a dualidade entre expressão e silenciamento. A pena, ao mesmo tempo que é instrumento de escrita, também simboliza paciência, resignação e falta de amor-próprio. Essa contradição se reflete na minha própria relação com a escrita: ela me alivia, transforma minha dor em arte, embeleza o que arde dentro de mim, mas também reacende a paixão impossível que tento esconder.

Além do contexto, a linguagem do poema também me marcou. As metáforas e a fluidez do texto constroem uma atmosfera de delicadeza e intensidade ao mesmo tempo. A escolha das palavras transmite a sensação de algo que se desenrola suavemente, mas que carrega um peso emocional imenso.

No fim, "Pena' não é só um poema sobre amor e anulação—é sobre a escrita como refúgio, sobre o que fica nas entrelinhas e sobre como as palavras podem dar voz ao que não pode ser dito em voz alta." - DAMIRES FELIDIS.
...........
O livro "Poetisa não, por favor" foi lançado em fevereiro de 2023 pela Jovemtudo Cabo Verde

[VÍDEO] Tufas, Princesa Crioula - Aprendendo as palavras Mágicas

Posted On quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

 


Oi, tude dret? Bem-vindos a este episódio do canal JOVEMTUDO – hoje com uma história que vai aquecer o coração e pôr um sorriso no rosto. Estamos a falar de "Tufas, a Princesa Crioula - Aprendendo as Palavras Mágicas", um livro cheio de magia, cultura e... muitas lições valiosas. Sobre o livro: Uma princesa cabo-verdiana que vive num castelo de sal das suas lágrimas, uma bruxa traiçoeira, e uma aventura para aprender as palavras mágicas: "por favor", "obrigado", "desculpa" e "com licença". É mais do que um conto – é um pedaço da nossa terra Cabo Verde com valores universais. Os criadores: Dai Varela: O autor que deu vida a esta história mágica com a essência de Cabo Verde.

Luna Veríssimo: Co-autora que partilhou a sua inocência e criatividade para se dar forma à aventura.
Alberto Fortes: O ilustrador talentoso que transportou as nossas paisagens e cultura para cada página com traços de pura arte.

O que torna este livro especial? É bilingue (português e inglês / língua cabo-verdiana e francês)
Tem ilustrações em preto e branco para as crianças colorirem e interagirem.
É um contributo para a literatura e arte cabo-verdiana.

Desafio do dia: Leiam "Tufas, a Princesa Crioula" e partilhem a magia desta história com todos à vossa volta. 👍 Não se esqueçam de pôr like, subscrever o canal e partilhar este vídeo. Vamos juntos levar a nossa cultura e arte de Cabo Verde para o mundo.
/

Entre em contacto

Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde
238 9974807
jovemtudo.cv@gmail.com

Formulário de contato

Nome

E-mail

Mensagem

© JovemTudo Cabo Verde. Todos os Direitos Reservados